sábado, 24 de dezembro de 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ABSURDO EM NOVELA DA GLOBO

Imagem ilustrativa
A partir de demanda do CREA-RS, Confea se manifesta sobre novela da TV Globo:
O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) encaminhou ofício ao autor da novela Fina Estampa, da Rede Globo de Televisão, Aguinaldo Silva, requerendo retificação, durante algum episódio da novela. No capítulo do dia 21 de novembro, a personagem “Pereirão” comenta que ela mesma vai fazer uma construção e depois vai “achar um engenheiro aí para assinar”.
A ação surgiu de uma reclamação feita à Ouvidoria do CREA-RS pela engenheira civil Adriana Salbego, solicitando um posicionamento do sistema profissional em nível federal perante à Rede Globo. “Onde está o respeito com a nossa classe de engenheiros?”, questionou a profissional.
Usualmente chamada de “canetão” ou "canetinha", a ação de um profissional Engenheiro, Arquiteto ou Agrônomo assinar um projeto que não fez é uma das cinco principais ações designadas como exercício ilegal da profissão pelo Art. 6º da Lei nº 5.194/66. A ação fere também o Código de Ética da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, cujo Art. 10º estabelece a ação como uma conduta vedada. De acordo com o ofício, “tal comportamento, infelizmente ainda existente no mercado brasileiro, além de ilegal e antiético, cria condições para desastres, desmoronamentos e toda sorte de acidentes com graves consequências econômicas, sociais e ambientais, que vez por outra vemos na imprensa”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Confea